Dalmo Mariano, Mago das facas de arremesso
O Arremesso de Facas: Conceitos Básicos

"O pão cai sempre com a manteiga pra baixo."

Isto porque a distância da mesa ao chão, em geral, só permite meia volta ao pão! O mesmo princípio se aplica ao Arremesso de Facas: a gente tem que entender o número de voltas que a faca dá, da mão ao alvo, para acertar de ponta. Assim, o arremesso básico é o chamado "arremesso de meia-volta", onde a faca descreve meia volta entre a mão e o alvo. É realizado entre 1,80 e 2,40 metros do alvo, dependendo do tamanho da faca e do arremessador, do estilo, força, etc. Esse arremesso é feito segurando a faca pela lâmina. O pé à frente normalmente é o oposto à mão que lança; a faca deve ser "solta" da mão (deslizar, quando se abrem os dedos) e não ser jogada no momento em que o antebraço fica alinhado com o alvo.

Arremesso Follow through

Deixe a própria faca seguir o movimento que ela vai encontrar o alvo da forma certa. O movimento de arremesso de facas é semelhante ao de um golpe cortante com uma espada. O braço nunca deve cruzar o corpo, e sim seguir paralelo. Depois do arremesso, continue o movimento até a mão descansar naturalmente na altura da coxa (follow-through).

O segredo é repetir sempre exatamente os mesmos movimentos e, ao contrário do que normalmente se pensa, manter o pulso firme, como se estivesse "travado".O "joguinho" de pulso faz a faca girar além do necessário. Olhe sempre para o alvo e não para a faca!

Talvez a lição mais importante do Arremesso de Facas é que os arremessos são feitos alternando- se a empunhadura entre a lâmina (ponta) e o cabo da faca.Assim, como dissemos, o arremesso de meia volta é feito pela lâmina. O segundo arremesso, feito aproximadamente entre 3 e 3,60 metros do alvo, é feito pelo cabo, e é chamado de "arremesso de uma volta". Depois, vem o "arremesso de uma volta e meia" (entre uns 4 e 4,50 metros) que volta a ser feito pela lâmina. A regra é, todos os arremessos múltiplos de meia volta são feitos pela lâmina, os de uma volta pelo cabo.

Dica: aprenda a acertar suas distâncias contando passos até o alvo e marcando no chão os pontos de onde você consegue fincar as facas. Isso ajuda muito no começo.

Knife throwing resources in other languages:    Messerwerfen
Le lancer de couteaux
O Arremesso de Facas
Knife throwing
 

Tipos de Facas

Facas de arremesso são mais grossas e pesadas do que facas comuns. Não possuem corte, para permitir que sejam arremessadas pela lâmina sem risco de ferimentos. Por isso, não use facas de cozinha para arremesso - elas têm também uma têmpera mais dura, e podem estilhaçar, causando acidentes. O ideal mesmo é comprar facas próprias para arremesso.

Empunhadura

Empunhadura ou Grip

Outro dado importante é como se segura a faca para o arremesso.A empunhadura mais comum é a chamada Hammer Grip onde se segura a faca como se estivéssemos dando a mão para alguém.

Outra opção é o chamado Thumb Grip, onde o polegar se apóia na "espinha" da faca. Ambos podem ser usados tanto no arremesso pela lâmina quanto pelo cabo.

Alvos

Procure usar sempre alvos de madeira macia, tipo pinus ou cedrinho, e de preferência molhada, isso facilita a penetração da faca e aumenta a durabilidade do alvo. Use de duas a quatro tábuas pregadas umas nas outras, como se fosse uma cerca. "Discos" de árvores macias (Pinus, palmas) também dão excelentes alvos.

Modalidades Principais do Arremesso de Facas

Arremesso Esportivo ou de Competição: É um esporte de tiro ao alvo, como o Arco e Flecha, por exemplo. A idéia é arremessar um determinado número de facas a alvos colocados em diferentes alturas, em distâncias que variam entre 2,40 e 6,30 ms, ganhando quem conseguir maior número de pontos na somatória do resultado de todas as distâncias.

Arremesso Circense: É aquele visto em Circos e teatros, onde um profissional experiente arremessa facas em alvos (balões, cartas) ou em volta de uma partner (Impalement Arts). Esses números com partners só são feitos após muito treino, pelo risco que oferecem. David Adamovich, considerado o melhor arremessador circense do mundo disse que "se você não tiver certeza de que vai acertar um milhão de vezes em um milhão de tentativas, você ainda não está pronto".

Segurança

Finalizando, outro dado importantíssimo é a Segurança: a área de arremesso deve ficar longe de objetos danificáveis, e nenhum assistente deve ficar a menos de 4 metros do arremessador. Use sempre óculos de proteção e calçado, no começo é muito comum as facas ricochetearem, esse é o único real perigo no Arremesso de Facas. Uma boa dica é, se as facas estiverem ricocheteando em sua direção ou para os lados, aproxime-se um pouco do alvo, isso irá corrigir o problema.

É importante destacarmos que o arremesso de facas não visa a auto-defesa, caça ou qualquer tipo de violência, é tão somente um esporte de habilidade e concentração.

Dalmo Mariano, Brasil

  email Dalmo Mariano, Mago das facas de arremesso: O Arremesso de Facas no Brasil Arremesso de Facas no Brasil


home knife throwing Online Shop: Buy throwing knives knife throwing books

contact / reach us      terms of use / privacy